junho 07, 2009

Filme: O Iluminado

O Iluminado

Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor e ex-alcoólatra (o que fez quebrar o braço de seu filho quando ele tinha 3 anos), consegue emprego como zelador em um hotel, para tomar conta do lugar durante o inverno, junto com sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Ao ser entrevistado para o emprego, o gerente do hotel conta para Jack que muitos não aceitam esse trabalho, pois no passado, o zelador da época, Delbert Grady (Philip Stone), matou sua mulher e suas filhas a machadas e depois suicidou-se com um tiro na boca; o que ocorreu devido a "Síndrome da Cabana", que acontece quando "pessoas vivem muito tempo enclausuradas e acabam se rebelando umas contra outras". Jack, entretanto, não liga muito para tal fato e aceita trabalhar. O tempo vai passando, e Jack vai se tornando um homem perturbado, tendo visões e se tornando agressivo. Seu filho é um sensitivo, chamado de "O Iluminado", pois tem visões do que aconteceu em 77, assim, as forças malignas do hotel não consegue possuir Danny, fazendo com que possua seu pai, Jack, o qual começa a desejar matar sua própria família.



______________________________________________________________

Minha Opinião

"O Iluminado" não é um filme totalmente aterrorizante, onde há grito, sangue e corpos espalhados por toda parte. Esse filme faz um terror psicicológico com o telespectador, brincando com sua insegurança, e é aí que o diretor Stanley Kubrick acertou em cheio. O mais assustador, além das cenas e das caras e bocas de Jack e Wendy, é a trilha sonora, a qual, causa arrepios a cada segundo. Não cheguei a ler o livro de Stephen King, mas procurei saber um pouco mais, e como qualquer filme baseado em um livro, não é totalmente fiel. Mas, também, depende do por quê. Um exemplo que soube, é na cena final do filme: no livro, Danny é atacado por animais de topiaria que ganham vida, e não perseguido por Jack no labirinto - isso aconteceu porque Kubrick não tinha verba suficente; outro fato foi que no livro o quarto assombrado era o 217 e no filme 237, um pedido do dono do hotel em que o filme foi gravado, para não espantar os hóspedes, já que na verdade, não existia nenhum quarto 237. Para mim e para muitos fãs, esse é o melhor filme de terror de todos os tempos; recomendo mesmo!

________________________________________________________________

Título: O Iluminado (The Shining)
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, ,
, , ,
Ano: 1980
Duração: 144 minutos

Baseado no livro homônimo do grande escritor do terror e ficção: Stephen King.

8 comentários:

Simone Morena disse...

sou louca para ler os livros de Stephen King, pena que nunca li nenhum =/

dos filmes de Stanley Kubrick assisti apenas LAranja Mecânica que achei muito complexo para minha pobre cabecinha kkkkkkkkkkkkkk

o post ficou ótimo!
;)

beijo .

d disse...

Nunca li nenhum livro de Stephen King, mas quando as obras são adaptadas para o cinema, deixa a desejar em alguns detalhes, mas pelo que parece, esse surpreendeu os fãs e foi consagrado como melhor filme de terror de todos os tempos. Prefiro esse tipo de terror clássico, do que sangue, facas, corpos por todo lado. Vou colocar na minha lista para ser visto.

Seus comentários são muito bem feitos.

Parabéns.

Bruna Faria =) disse...

cara, minha mãe é louca por esse filme. o melhor de terror pra ela.e eu morro de medo véi. e tem sangue sim :~ além daquele suspense pesado.e é aquele tipo de filme antigo, que da aquele ar tenebroso, etc etc
e ainda é baseado em fatos reais :O
doidera

enfim :D
adoro seu blog e seus posts, gatinha
ja sabe qe vai me ajudar mto na faculdade né :x hauhauahu

te amo :*

Kawaii Monster disse...

Parece um bom filme!

me deu vontade de ver ^.^

Gostei da sua opinião...

Bjo :*
Vinha.

Larissa disse...

Ainda não vi o filme, e acho que não vou ver: sou mais medrosa que qualquer coisa, hehe.

Beijos,

lari

Talita disse...

ainda não vi esse filme, mas não sou muito chegada a esses tipos de filme, etão pra ver vai ser dificil.

beijo. ;*

Julia Barreto disse...

Sempre vejo esse filme na locadora, mas nunca tenho coragem de alugar XD
Quem sabe na próxima vez eu consigo...
Hehe
Bjos
Jujub da GR

Larissa Bacellar disse...

Obrigada gente... :]
Vocês que não viram (todas IHAEH) devem assistir...

Não tenham medo HHEHE

Beeijos.